ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA QUINTA DA CARREIRA

NOTÍCIAS DE ASSUNTOS DA ASSOCIAÇÃO

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PARQUE GERAÇÃO C

AMQC propõe “Parque Geração C” em S. João do Estoril
















O Parque Geração C foi pensado para os mais de 7.000 m2 de terreno baldio contíguos ao novo Centro de Saúde de S. João do Estoril. Com este equipamento fica completo (no papel) um corredor de lazer, essencialmente verde, integrável no conceito da estrutura ecológica municipal, que começa a Norte da Quinta da Carreira no EcoParque, passa pela zona recuperada do Tanque, pelo parque infantil da Praceta Gil Vicente e que termina num parque desportivo de excelência, virado para o mar e para o forte de Sto. António.


Acessibilidades:
Um dos pontos fortes do Parque Geração C é sem dúvida a sua localização.
A apenas 300 metros da Estação CP de S. João do Estoril, com uma paragem Scotturb a menos de 50 metros e a poucos minutos a pé de várias escolas (S. João, Galiza e Alapraia), o Parque Geração C estará facilmente acessível não só a toda a população jovem de S. João do Estoril como a toda a população jovem do Concelho de Cascais.


Espaços Verdes e Miradouro:
Uma das grandes preocupações no desenvolvimento deste estudo prévio, ou não fosse a AMQC uma ONGA (Organização Não Governamental do Ambiente) , foi dedicar uma área significativa (e muito acima do habitual) aos espaços verdes. Os grandes prados silvestres regados e as cortinas arbóreas que servirão para delimitar o espaço quer física quer acusticamente, são o melhor exemplo dessa preocupação.

Estacionamento:
Foi prevista a criação de 22 lugares de estacionamento que, calcula-se, durante a semana serão maioritariamente ocupados por utentes do Centro de Saúde. Sendo que ao fim-de-semana o panorama se inverte e passam a ser os utentes (não residentes) do Parque os grandes utilizadores do estacionamento.

Café-Esplanada:
À entrada do Parque foi prevista a existência de um café/esplanada que, para além desses serviços, possa, através da sua concessão, assegurar o funcionamento de casas de banho e vigilância do espaço (que se imaginou vedado e com horário de funcionamento limitado).

Zonas Desportivas:
O Parque está dividido em 4 grandes zonas, a que correspondem diferentes graus de dificuldade e diferentes estilos de Skate, BMX e Patins em Linha. Apesar destas diferenças todas as zonas do Parque estão interligadas e foram pensadas de forma a que os atletas possam, se assim o entenderem, usufruir de todo o espaço de forma contínua.

Zona Street - Procura simular elementos do meio urbano, como passeios, corrimões, planos inclinados e obstáculos diversos.

Zona Bowls - É composta por Half Pipes (rampas em forma de U) e “Piscinas”.
Este estudo prévio contempla a maior (em extensão e variedade) zona de Bowls alguma vez feita em Portugal. Um projecto ambicioso que se justifica não só pela singularidade que vai conferir ao Parque, mas também pela possibilidade de aqui se poderem realizar importantes provas internacionais.

Zona Snake Run – Constituída por uma pista longa em ziguezague que termina numa grande “Piscina” com paredes curvas.

Zona Plaza – Recria uma praça urbana, com a inclusão de elementos pouco comuns na maioria dos Parques deste género: árvores, bancos, canteiros e escadas.

O Parque Geração C é uma ideia da Associação de Moradores da Quinta da Carreira, que contou com a preciosa ajuda do Radical Skate Clube, na pessoa do Arquitecto Francisco Lopez, autor do Estudo Prévio.

Etiquetas:

Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]