ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA QUINTA DA CARREIRA

NOTÍCIAS DE ASSUNTOS DA ASSOCIAÇÃO

sábado, 7 de junho de 2008

UMA HISTÓRIA - ROMANOS NA QUINTA DA CARREIRA?


Como todas as coisas bonitas que nos acontecem, muitas estão envoltas num manto diáfano...quer de realidade, quer de fantasia...


Do querido amigo José Pinto Casquilho, recebemos esta linda descrição que o Blog publica para deleite de todos os seus leitores e habitantes da Quinta da Carreira, pois as


histórias que quase parecem de encantar têm, quase sempre, muito de real e a nossa Quinta da Carreira pode ser um dos pontos da linha de Cascais que tem um passado rico que, aos poucos e sorrateiramente, começa a emergir das entranhas da terra, qual pepita de ouro de uma história ainda por contar...




O Blog aí vos deixa um relato, na primeira pessoa, para quem tiver olhos para ver, ouvidos para escutar e curiosidade para acompanhar o desenrolar da trama que, seja qual for o final (que esperamos possa ser feliz) dará aso a que talvez alguns dos habitantes desta zona possam tentar relembrar, nas memórias de infância o que viram por aqui e contar à Associação de Moradores da Quinta da Carreira para que a reconstituição do nosso passado remoto, possa ser feita com mais facilidade e autenticidade. As memórias de cada um de vós são preciosas para "colar" os cacos de que se faz a nossa história pessoal e colectiva.




Esta partilha do nosso querido amigo José Pinto Casquilho é uma achega muito grande - ponto de partida do reencontro do passado com o futuro. Aí vai ela...
-------O MISTÉRIO DOS ROMANOS------


-------NA QUINTA DA CARREIRA---------



---------------------Parte 1-----------------------


Esta novela que agora vos conto foi uma surpresa para mim. É uma história que quero partilhar com os interessados no futuro da Quinta da Carreira.
Um dia, há cerca de um ano, um morador afirmou-nos que o aparelho de pedra da ribeira era romano, ou de fundação romana, e a carreira também. Confesso que até então eu só vira as infraestruturas rurais da antiga Quinta da Carreira pensando que teriam um século ou dois – eram as notícias que eu tinha sobre a idade da quinta.
Comuniquei o assunto, interrogando a CMC sobre o que era conhecido no âmbito arqueológico aqui no sítio, e a resposta, emitida por uma técnica da câmara, foi que essa afirmação – de que os aparelhos da ribeira e da carreira seriam de fundação romana - era dificilmente sustentável, e acrescentava não serem conhecidos vestígios romanos encontrados nas imediações.
Ora, fazendo uma investigação documental, descobre-se que mesmo aqui ao lado, perto das Grutas da Alapraia, há registos de 4 pedras com escrita romana gravada – epígrafes, datadas da época de Trajano, que foram estudadas por vários autores de que se destaca a compilação feita por José D’Encarnação. Foram encontradas em três casais ou quinta aqui da vizinhança da Estrada da Alapraia e Areias.
Na Carta Arqueológica de Cascais, de Guilherme Cardoso, vem dito: «Mas o mais curioso é o aproveitamento como silo, da Gruta III de Alapraia, pelos habitantes da villa da Quinta da Bela Vista.» . Ou seja, tal como aparece marcado na referida carta, datada de 1991, existia mesmo aqui ao lado da parte Norte da Quinta da Carreira, uma villa - casa rural romana com todas as suas dependências - e também uma necrópole.
Portanto não é de estranhar que sendo carreira um nome latino (que quer dizer via para passar carro), e existindo entre nós um troço de uma larga via aparelhada - que chamamos o caminho das oliveiras - pudéssemos ter um conjunto assinalável de infraestruturas romanas. A nossa carreira tem perfil semelhante ao de outras classificadas (v. links), também é ladeada por oliveiras, aliás o símbolo romano da paz e mais geralmente o signo do Mediterrâneo, como afirmava o geógrafo Orlando Ribeiro. O aparelho do poço, ao lado da carreira, é uma estrutura notável na perfeição do corte, e bem pode ser de origem romana, replicado ao longo do tempo, conforme se mostra nas cores diferentes das pedras que o formam.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]